Jan 312012
 

Windows XP

Windows XP

Dez anos após o lançamento, suporte ao XP está próximo do fim.

Lançado oficialmente pela Microsoft em 25 de outubro de 2001, já podemos considerar o Windows XP como um avô dos sistemas operacionais. Suas vendas encerraram em 30 de junho de 2008 e o suporte deve encerrar em aproximadamente dois anos.

Em sua fase de desenvolvimento, tinha o codinome de “Whistler”, em homenagem à cidade canadense de Whistler que recebeu alguns dos desenvolvedores durante o projeto.

Foi substituído em janeiro de 2007 pelo Windows Vista, mas devido à sua grande estabilidade, ainda é largamente utilizado nos dias de hoje, tanto por usuários domésticos, que utilizam a versão Windows XP Home Edition, quanto por micro e pequenas empresas que utilizam a versão Windows XP Professional Edition.

Em dezembro de 2006, o XP detinha 85% do mercado dos sistemas operacionais, mas essa liderança vem sendo ameaçada pelo Windows 7, já que em julho de 2010 essa participação havia caído para 68%. A continuar nesse ritmo, estima-se que o XP perca a liderança até o final de 2014,  mesmo ano em que a Microsoft encerrará o suporte ao sistema operacional mais utilizado no mundo.

Este post foi útil? Compartilhe com os amigos.
Deixe um comentário ou Assine nosso Feed RSS.

 Leave a Reply

(obrigatório)

(obrigatório)

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>