Google esclarece a nova política de privacidade e afirma que não está mudando os controles.
Tentando desviar as atenções para as críticas que tem recebido sobre o anúncio de sua nova política de privacidade, o Google mantém-se na defensiva.
Ontem a empresa enviou uma longa carta ao congresso americano e hoje pela manhã publicou em seu blog uma postagem intitulada “Changing our privacy policies, not our privacy controls“, onde tenta esclarecer alguns pontos criticados e obscuros.
O gigante das buscas afirma que está mudando a política de privacidade principalmente por dois motivos segundo a nota divulgada:
Primeiro estamos tentando torná-la (a política de privacidade) mais simples e clara, algo que os legisladores e reguladores solicitaram que as empresas de tecnologia o fizessem. Transformando mais de 60 políticas de privacidade específicas por produto em uma única política para o Google, explicando nossa política para os usuários desses produtos com 85% menos palavras.
Segundo, queremos tornar a experiência do usuário mais simples e fácil, permitindo um maior compartilhamento de informações entre os produtos quando os usuários entram em suas contas do Google.
A nota afirma ainda que algumas coisas muito importantes não vão mudar, tais como:
- Continuaremos deixando suas informações privadas em sigilo (não iremos alterar a visibilidade de qualquer informação que você tenha armazenado no Google.
- Continuaremos permitindo a você fazer buscas, assistir vídeos no Youtube, obter informações de trajetos no Google Maps e executar outras tarefas sem que seja necessário logar-se em uma conta do Google.
- Continuaremos oferecendo a você, a escolha e o controle sobre as ferramentas de privacidade como o Google Dashboard e o Gerenciador de Preferências de Publicidade que ajuda você a entender e gerenciar seus dados.
- Continuaremos não vendendo suas informações pessoais a terceiros.
- Continuaremos oferecendo a liberação de seus dados se você decidir encerrar sua conta e levar seus dados.
A nova política de privacidade do Google deve entrar em vigor no dia primeiro de março (01/03/2012).
Muita discussão ainda vai acontecer. E você, o pensa a respeito? Comente.